ÁREAS DE ATUAÇÃO
Advocacia Trabalhista
Seja prol ao empregador ou ao empregado, o advogado trabalhista defenderá em favor daquele que se sentir afetado por uma prática que fere as leis e aciona a Justiça para seu cumprimento.
Além de defender indivíduos ou empresas em ações particulares e de interesses individuais, os profissionais do Direito Trabalhista podem atuar também no Direito coletivo de trabalho, envolvendo entidades sindicais que representam categorias profissionais inteiras.
O Direito Trabalhista é uma área bastante específica do Direito, que atua com suas leis e Justiças especializadas, a Justiça do Trabalho. Para desenvolver esse trabalho, é preciso muito estudo, atualizações e conhecimentos da Constituição, leis infraconstitucionais e, claro, a CLT.
Advocacia Cível
O direito civil é o ramo do Direito que disciplina todas as relações jurídicas da pessoa, seja umas com as outras (físicas e jurídicas), envolvendo relações familiares e obrigacionais, seja com as coisas (propriedade e posse).
Ainda que muitas vezes não percebamos, o direito civil se faz presente em nosso dia a dia.
O advogado representa os interesses individuais das pessoas. Esses interesses podem ter relação com propriedades, com a área familiar, como os divórcios, as sucessões e outras questões relativas à vida das pessoas.
A área cível é a mais abrangente do direito. Advogar no direito civil é desafiador e encantador ao mesmo tempo. Nós encontramos situações que muitas vezes são próximas à nossa realidade.
Para advogar nessa área são necessários muito estudo e atualização, além de exigir que o profissional esteja antenado às necessidades que surgem junto da modernização do direito e da advocacia.
Advocacia Previdenciária
O direito previdenciário é uma área de estudos e atuação do direito público, voltada às questões relacionadas à previdência social e, de certa forma, à seguridade social. A atuação mais nítida e regular do direito previdenciário está na regulamentação do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), responsável pela manutenção da previdência social pública do Brasil.
A reforma da previdência trouxe mudanças importantes na forma com que a previdência social funciona, aumentando a importância do direito previdenciário para advogados que lidem com questões civis e do direito público.
O direito previdenciário, então, está passando por mudanças, que necessitam da atenção de advogados que trabalhem na área e queiram representar seus clientes da melhor forma possível.